Recall das próteses Allergan por associação a câncer: saiba o que fazer

Dia 24 de junho de 2019, a agência sanitária americana (FDA) emitiu um alerta de segurança à Allergan sobre suposta associação dos implantes de silicone do tipo Biocell de macrotextura com um tipo de linfoma chamado BIA-ALCL.

Dia 25 de julho de 2019 anunciou o recolhimento mundial voluntário dos implantes, causando grande preocupação por parte da população. E é por isso que venho lhes informar.

O recall foi em relação aos implantes que ainda não foram colocados. Tanto o FDA, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) não recomendam remoção ou substituição dos implantes em pacientes assintomáticos pois a incidência de BIA-ALCL linfoma é raríssima e com uma chance de cura de 95%, ou seja, o risco é extremamente baixo. Vide nota oficial dos órgãos competentes nos links:


A Allergan ainda disponibilizou canais de comunicação para mais esclarecimentos: 0800 047 4340 ou medinfo.brazil@allergan.com.

Em caso de eventos adversos relacionados aos implantes mamários, favor entrar em contato com: 0800 14 4077 ou tecnovigilancia@allergan.com

Vale lembrar que o FDA ou a ANVISA não proibiram a comercialização dos implantes. O próprio fabricante tomou a iniciativa de recolhê-los. 

O ALCL é um tipo de câncer relacionado a qualquer tipo de prótese. Pode acontecer com prótese de qualquer modelo, marca e tipo, como, por exemplo, próteses de joelho, quadril e de glúteo. Portanto, faça seus exames de rotina e, caso tenha qualquer sintoma no local, procure o seu médico, mesmo que o seu implante não seja do recall.


Assuntos relacionados: mamoplastia redutora, prótese de mama, segurança



Artigos relacionados


Perguntas

Luciana Ferracioli
Abdominoplastia, Mamoplastia redutora, Mastopexia
"Eu quero saber quanto custa mais o menos um abdominoplastia e para diminuir só uma mama"

Jessica Soares
Prótese de mama
"Olá! Gostaria de saber se corro o risco de ter o efeito dupla bolha em uma protese de poliuretano subglandular? Agradeço desde já."