Ele é indicado para tratamento e prevenção da flacidez de pele, melhoria do contorno e rejuvenescimento facial. Este tratamento não substitui a toxina botulínica pois não interfere na dinâmica muscular, também não substitui os preenchimentos com ácido hialurônico pois não tem efeito preenchedor, sua ação rejuvenescedora acontece pela melhora na tensão e na elasticidade da pele por meio da produção de colágeno. Ou seja, todos eles servem para atenuar sulcos e rugas, porém cada tratamento possui um mecanismo de ação diferente.
A aplicação é feita em consultório, com anestesia local ou tópica. Inicialmente são programadas 3 ou 4 sessões, com intervalos mensais. Como continuamos envelhecendo e perdendo o colágeno ano após ano, é interessante uma sessão de aplicação anual para manutenção da jovialidade. Pode também ser aplicado no corpo, o problema é o custo elevado devido ao aumento da área a ser tratada.
O tratamento é melhor indicado em pessoas com flacidez facial que ainda não deseja ou não está no momento de fazer o facelifting, por exemplo, pessoas por volta dos 40-50 anos ou após grandes emagrecimentos. Em casos de flacidez acentuada, o lifting é mais indicado, mas a aplicação anual de Sculptra continua sendo uma boa opção para manutenção.