Mais

Tratamentos

Mentoplastia

Cirurgia plástica no queixo.

Informações práticas:

  • Duração da cirurgia: 1-2h.
  • Tipo de anestesia: Anestesia local com ou sem sedação ou anestesia geral.
  • Tempo de internação em uma evolução normal: 2-8h.
  • Tempo de recuperação para as atividades básicas do dia a dia: alguns dias.
  • Preço de mentoplastia: veja aqui.
  • Fotos antes de depois de mentoplastia: veja aqui.

O que é?

Mentoplastia se refere aos procedimentos utilizados para remodelar, reduzir ou aumentar o queixo, também chamado de mento, visando melhorar a harmonia facial.

Como é realizada?

A mentoplastia pode ser realizada por meio de diferentes métodos:

  1. Aplicação de preenchedores, como ácido hialurônico (em consultório) ou gordura. A gordura é especialmente interessante em pacientes que desejam fazer lipoaspiração.
  2. Implante de prótese de silicone ou polietileno poroso (Porex ou Medpor). A vantagem do silicone é seu custo baixo e simplicidade de execução. Porém, ele pode promover desgaste ósseo a longo prazo. A prótese de polietileno poroso se apresenta como uma boa opção, mas possui alto custo. 
  3. Tração e avanço de tecidos moles ou avanço ósseo. Podemos descolar, tracionar e remodelar o mento apenas com seus tecidos moles adjacentes. No avanço ósseo conseguimos, por meio de uma pequena fratura, avançar ou retrair o mento com mais precisão e previsibilidade de resultados.

A escolha da técnica mais indicada é realizada juntamente com o paciente, de acordo com suas necessidades.

Como é o pós-operatório?

Os pacientes submetidos à mentoplastia podem fazer as suas atividades normalmente. O principal transtorno é evitar alimentos quentes e difíceis de mastigar nos primeiros dias. O pós-operatório é variável de acordo com a técnica escolhida mas, independente da técnica, geralmente não é doloroso.

O que esperar de resultado?

O objetivo da mentoplastia é harmonização facial. Como as técnicas e necessidades são variadas, somente com a consulta presencial conseguimos explicar o que esperar em cada caso. O resultado esperado, de maneira geral, é o embelezamento do rosto.

Quais são os riscos?

Os riscos gerais de todas as cirurgias variam de acordo com as características de cada pessoa: idade, peso (IMC), comorbidades (problemas de saúde), uso de medicamentos, drogas, tabagismo, fatores genéticos, etc. E os riscos específicos vão depender da técnica escolhida. Sendo assim, as complicações serão explicados na consulta presencial justamente por causa desta variação.

Artigos relacionados


Perguntas

Shirlhy
Mentoplastia
"Necessito de uma mentoplastia mais tenho medo do implante . É possível avanço ósseo?"

Fernanda
Mentoplastia
"Dra. Renata, a senhora faz mentoplastia de redução? Se sim, é um procedimento complicado? Tem bons resultados? "