Facelifting - Antes e depois, preço, informações, riscos, o que esperar de resultado, pós-operatório, quanto custa...

Facelifting

Cirurgia plástica para rejuvenescimento facial (lifting de face).

• Tipo de anestesia: Anestesia geral ou local com sedação.
  • Tempo de recuperação para as atividades básicas do dia a dia: 1-2 semanas.
  • Preço de facelifting: veja aqui.
  • Fotos antes de depois de facelifting: veja aqui.

Facelifting, lifting cervico-facial, lifting frontal ou lifting total de face, também conhecida como ritidoplastia, são denominações dadas a cirurgia do rejuvenescimento da face e do pescoço.

Existem várias técnicas para realização desta cirurgia. De maneira geral, não se trata apenas de "esticar a pele", o resultado natural é conseguido por meio do reposicionamento, um levantamento, de toda a estrutura muscular da face e pescoço. Só então procede-se a retirada da flacidez de pele. A cicatriz resultante fica discretamente posicionada ao redor da orelha e por dentro do cabelo. Muitas vezes associamos lipoaspiração do pescoço, blefaroplastia com tratamento de bolsas de gordura (cirurgia nas pálpebras), levantamento da cauda das sobrancelhas, lipofilling (preenchimento com gordura para amenizar rugas e sulcos, melhorar o contorno de mandíbula, das "maçãs do rosto" e dos lábios), em casos mais raros, mentoplastia (cirurgia no queixo) e bichectomia, conforme a necessidade de cada pessoa.

Os pacientes submetidos ao lifting de face devem guardar repouso relativo, ou seja, podem andar normalmente porém evitar atividades físicas intensas nas primeiras semanas. Deve-se dormir inicialmente de barriga para cima, o que pode ser um transtorno. A maioria dos pacientes não se queixa de dores no local da cirurgia. Há edema e equimose (roxo) de intensidade variável, dependendo da combinação de procedimentos, mas que desaparece após 1 a 2 semanas. É necessário evitar sol durante o período de recuperação.

O objetivo geral da ritidoplastia é rejuvenescimento. A combinação de procedimentos visam reduzir a flacidez do rosto, melhorar o contorno da mandíbula e pescoço, a expressão de "casaço", amenizar rugas e sulcos. O resultado esperado é uma face alguns anos mais jovem, de maneira natural, sem o aspecto "esticado".

Os riscos gerais de todas as cirurgias variam de acordo com as características de cada pessoa: idade, peso (IMC), comorbidades (problemas de saúde), uso de medicamentos, drogas, tabagismo, fatores genéticos,... e serão explicados na consulta presencial justamente por causa desta variação. Os riscos específicos mais importantes são: sangramento, hematoma, quelóide, necrose, assimetria da mímica facial e redução de sensibilidade nas orelhas e couro cabeludo, geralmente transitórios.