Mentoplastia - Antes e depois, preço, informações, riscos, o que esperar de resultado, pós-operatório, quanto custa...

Mentoplastia

Cirurgia plástica no queixo.

• Tipo de anestesia: Anestesia local com ou sem sedação ou anestesia geral.
  • Tempo de recuperação para as atividades básicas do dia a dia: alguns dias.
  • Preço de mentoplastia: veja aqui.
  • Fotos antes de depois de mentoplastia: veja aqui.

Mentoplastia se refere aos procedimentos utilizados para remodelar, reduzir ou aumentar o queixo, também chamado de mento, visando melhorar a harmonia facial.

A mentoplastia pode ser realizada por meio de diferentes métodos:

1. Aplicação de preenchedores, como ácido hialurônico (em consultório) ou gordura. A gordura é especialmente interessante em pacientes que desejam fazer lipoaspiração.
  2. Implante de prótese de silicone ou polietileno poroso (Porex ou Medpor). A vantagem do silicone é seu custo baixo e simplicidade de execução. Porém, ele pode promover desgaste ósseo a longo prazo. A prótese de polietileno poroso se apresenta como uma boa opção, mas possui alto custo.
  3. Tração e avanço de tecidos moles ou avanço ósseo. Podemos descolar, tracionar e remodelar o mento apenas com seus tecidos moles adjacentes. No avanço ósseo conseguimos, por meio de uma pequena fratura, avançar ou retrair o mento com mais precisão e previsibilidade de resultados.

A escolha da técnica mais indicada é realizada juntamente com o paciente, de acordo com suas necessidades.

Os pacientes submetidos à mentoplastia podem fazer as suas atividades normalmente. O principal transtorno é evitar alimentos quentes e difíceis de mastigar nos primeiros dias. O pós-operatório é variável de acordo com a técnica escolhida mas, independente da técnica, geralmente não é doloroso.

O objetivo da mentoplastia é harmonização facial. Como as técnicas e necessidades são variadas, somente com a consulta presencial conseguimos explicar o que esperar em cada caso. O resultado esperado, de maneira geral, é o embelezamento do rosto.

Os riscos gerais de todas as cirurgias variam de acordo com as características de cada pessoa: idade, peso (IMC), comorbidades (problemas de saúde), uso de medicamentos, drogas, tabagismo, fatores genéticos, etc. E os riscos específicos vão depender da técnica escolhida. Sendo assim, as complicações serão explicados na consulta presencial justamente por causa desta variação.